segunda-feira, 25 de outubro de 2010

COMO TRABALHAR MÚSICAS NOS TREINOS ORTOGRÁFICOS

- CURTINDO AS LEITURAS
Cantar / dramatizar as músicas .

- DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Treino ortográfico (ditado de palavras e frases), jogos, formação/ estruturação de frases/ampliação, produção de texto, revisão do dia e para casa.

Treino ortográfico: trabalhar o banco de palavras, soletrando.
Regras do Soletrando
1- A professora fala a palavra;
2- O aluno repete a palavra da professora;
3- O aluno soletra a palavra e no final fala a palavra inteira;
4- Se o aluno não ouvir corretamente a palavra, a Professora deverá falar a palavra até 3 vezes;
5- O aluno tem o direito de pedir o jurado para aplicar a palavra em uma frase;
6- Atenção! Ao iniciar a palavra, a professora não pode voltar corrigindo a palavra;
Observação:
A Professora deverá elaborar palavras em três níveis: fácil, médio e difícil.
No nível fácil se um dos alunos errarem o mesmo será eliminado;
No nível fácil se dois ou mais alunos errarem permanece no jogo;
No nível médio e difícil se um dos alunos errarem o mesmo será eliminado.
Jogos ortográficos: bingos, loteria ortográficas, charadas, dominó, dentre outros
Formação de palavras: rimas, lista de palavras, diagramas, nomes de figuras, charadas dentre outras...
Formação, estruturação e ampliação de frases : trabalhar com as perguntas ( Quem? Faz o quê? Como? Onde? Quando? Com quem?)

Produção de textos: trabalhar textos lacunados, fatiados, ilustração de cenas, sequencia lógica, segmentação, reescrita, dentre outros...

- REVISÃO DO DIA
Fazer uma competição entre os alunos. A professora dita uma palavra e duas crianças (grupo “A” e grupo “B” escrevem na lousa a palavra. Quem acertar marca ponto. Continue assim enquanto houver palavras. Prêmio: livre.

PARA CASA
Leitura de palavras (banco de palavras);
Fazer o soletrando com as palavras estudadas;
Dramatizar o texto trabalhado;
Trazer uma gravura relacionada com o texto e montar um painel;
Ilustrar o texto trabalhado ( caderno de Produção).

SEU PEPINO
Melodia: Pai Francisco
Sílabas com p

Seu Pepino solta pipa,
Soca milho no pilão.
PA-ra-rão-pão-pão!
Gosta de comer pipoca,
De jogar pelada
E de rodar pião.

Ele é papudo.
Ele é poeta.
Com a sua patota,
Ele joga petecaa.


O JEITO DE CADA UM
Melodia: Pirulito que bate, bate
Sílabas com b

O urubu é muito esperto
e o lobo não bobeia.
Cada um tem seu jeitinho.
Veja o boto a baleia!

A baleia não é boba.
Vai nadando a rebolar.
O boto faz sucesso
Com a bola ao nadar

O CURIÓ FOFOQUEIRO
Melodia: Eu entrei na roda
Sílabas com c

O curió que é fofoqueiro
Pra coruja foi falar
Que a cabrita não queria
Com o cabrito se casar.

A coruja falou rindo:
“Curió, não dê azar!
Os dois, juntos, já estão
Lá na frente do altar!”

A GAITA DO GALO
Melodia: Seu Juca
Sílabas g

A folgada da galinha
Enganou o galo cantor.
Escondeu a sua gaita
Bem debaixo do tambor


Canta o galo-lo
Só no gogó-gó-gó
Sem sua gaita-ta.
“Cocoricó-có-có-có-có!”



A TARTARUGA
Melodia: Eu sou pobre...
Sílabas com t

A tartaruga tagarela
Não parava de falar.
O tucano de tão zonzo
Começou a desmaiar.

Disse a taturana alegre
Olhando a televisão:
“Você vai ser locutora.
Não agüento a situação!


A TARTARUGA
Melodia: Eu sou pobre...
Sílabas com t

A tartaruga tagarela
Não parava de falar.
O tucano de tão zonzo
Começou a desmaiar.

Disse a taturana alegre
Olhando a televisão:
“Você vai ser locutora.
Não agüento a situação!


O BODE PAGODE
Melodia: Samba-lelê
Sílabas com d

Pagode é um bode danado.
Leva uma vida gozada.
Foge de quem é adulto
E brinca com a criançada.

Olha o bigode
Do bode Pagode!
Sacode o bigode,
Ó, bode Pagode

O BODE PAGODE
Melodia: Samba-lelê
Sílabas com d

Pagode é um bode danado.
Leva uma vida gozada.
Foge de quem é adulto
E brinca com a criançada.

Olha o bigode
Do bode Pagode!
Sacode o bigode,
Ó, bode Pagode!

O MÁGICO GIBA
Melodia: Fui no Itororó...
Silábas com Ge e Gi

O mágico tirou
Do relógio o ponteiro
E fez o girassol
Virar carrossel ligeiro.

Vira, vira, magia!
Vira, vira fantasia!
É de noite, é de dia!
Quanta alegria!

A BRUXA ATRAPALHADA
Melodia: Ciranda Cirandinha...
Sílabas com “r” intercalado

A bruxa atrapalhada
Tropeçou no caldeirão
E levou uma vassourada
Do seu amigo, o dragão!

A bruxa poderosa
Uma decisão tomou
E o pobre do dragão
Numa zebra transformou!

A AVESTRUZ VALDEREZ
Melodia: Marcha soldado
Sílabas com “z” pós-vocálico
Valderez é uma avestruz
Amiga de um gatinho
Que sofre de surdez,
Mas é muito bonitinho.

Para alegrar o gato,
A linda Valderez
Convidou o amigo
Para ir jogar xadrez.

A GUITARRA NO AGUACEIRO
Melodia: Caranguejo..
Sílabas com “gu” ( gua – gue – gui)

Guilherme viu a guitarra
Debaixo do pessegueiro.
Não tinha guarda-chuva
PA sair no aguaceiro.

Pobre da Guitarra,
Lá no aguaceiro!
Ficou toda molhada
Debaixo do pessegueiro!

O ESQUELETO DE AVENTAL
Melodia: Linda rosa juvenil
Sílabas com “qu” (qua – que – qui)

Havia um lindo periquito
No coqueiro do quintal
Que tinha medo do esqueleto
De avental.

Contou pra ele o porquinho
Que o esqueleto de avental
Só era um lençol molhado
No varal!

PALHAÇO FUMACINHA
Melodia: Eu sou pobre...
Sílabas com “c” e “ç”

O palhaço Fumacinha
Sempre faz estardalhaço.
Ele é uma gracinha
E gosta muito de um abraço.

Canta e ri a criançada.
Que calção desengonçado!
Tropeça-se no cadarço,
Cai de um jeito engraçado!



O BEIJA-FLOR FERIDO
Melodia: Terezinha de Jesus
Sílabas com l intercalado

Na clareira da floresta
Morava um beija-flor
Que vivia muito alegre
E voava de flor em flor!

Mas um dia, que tristeza,
Encontrou um caçador
Que o assustou, coitadinho,
e negou-lhe o seu amor!


O FANTASMA E O ESPANTALHO
Melodia: Nesta rua...
Sílabas com n pós-vocálico

O Fantasma, alegre e inteligente,
Só queria, só queria estudar.
Todo dia ia á escola bem contente
E as crianças não queriam assustar.

O Espantalho, que era seu amigo,
Foi à escola vestido só de trapos.
O Fantasma prontamente remendou
Suas roupas e chapéu com esparadrapo!

O SAMBISTA PIRULIM
Melodia: Mineira de Minas
Sílabas com m pós-vocálico

Eu sou um sambista lampeiro
Que toca tambor, tamborim.
Eu danço de pernas bambas,
Meu nome é Pirulim.

Levou um tombaço
O sambista Pirulim
e ficou de pernas bambas
Abraçando o tamborim!

O ROUXINOL
Melodia: Terezinha de Jesus
Sílabas com “l” pós-vocálico

Um rouxinol cantava
Na mangueira do quintal
e um caracol ouvia
e achava genial!

Manuel também ouviu
E achou sensacional.
Foi então que teve a idéia
De levá-lo a um festival!


O COELHO DO ESPELHO
Melodia: Mineira de Minas
Sílabas com lh

A abelha pousou no espelho
Porque viu lá dentro um coelho.
Depois enxergou tão surpresa
O coelho fora do espelho.

Ó, abelhinha,
Só existe um coelho.
O de fora está olhando
Sua imagem no espelho.

ZÉ BOLACHA
Melodia: Peixe vivo
Sílabas com ch

Zé Bolacha é borracheiro,
É charmoso e bonachão,
Tem chuteira emborrachada
Tem galocha e chapelão.

Como pode Zé Bolacha
Sem chinelo de borracha? BIS

Zé Bolacha tem cachorro
Que é cheiroso e brincalhão
Que adora um churrasco,
Chocolate e chimarrão!

O SONHO DA GALINHA
Melodia: Pirulito que...
Sílabas com nh

A galinha do vizinho
Tinha um sonho encantador:
Fugir do galinheiro
E namorar o galo cantor!

Um manto de estrelinhas
A galinha então teceu
Parecia uma rainha
Quando o galo conheceu.


A HIENA GRÃ-FINA
MELODIA: A pula...
Sílabas com h

A hiena é grã-fina
Elegante e bem cuidada
Trata bem da sua higiene
E tem a pele hidratada.

Num hotel de luxo,
a hiena se hospedou.
Mas, quando viu o preço
Horrorizada desmaiou!

O PÁSSARO CASSIANO
Melodia: Pastorzinho
Sílabas com SS

Cassiano é um pássaro
Que vive a assobiar.
Assobia pra Vanessa
Que não para de sonhar.

Um assobio pra cá,
Um assobio pra lá.
Sossega Cassiano,
Venha aqui sonhar!

O PÁSSARO CASSIANO
Melodia: Pastorzinho
Sílabas com SS

Cassiano é um pássaro
Que vive a assobiar.
Assobia pra Vanessa
Que não para de sonhar.

Um assobio pra cá,
Um assobio pra lá.
Sossega Cassiano,
Venha aqui sonhar!

A VESPA E O MOSQUITO
Música: Ciranda...
Sílabas com s pós-vocálico

Um dia numa festa
Algo estranho aconteceu:
Uma vespa de vestido
De repente apareceu.

A lesma, assustada,
Não podia nem falar,
O mosquito, bem esperto,
Foi tirá-la pra dançar!

A RAPOSA VAIDOSA
Melodia: A pulga e o percevejo
Sílabas com s(som de z)

A raposa tão charmosa
Cantou na televisão
E o músico besouro
Fez pra ela uma canção.

Raposa vaidosa,
Por que é assim tão prosa?
O besouro faz poemas
E você fica famosa!

A ZEBRINHA ZEZÉ
Melodia: Capelinha de melão
Sílabas com z

A Zezé é uma zebrinha
Que é mesmo uma beleza,
Usa um chapéu azul
E fica linda, com certeza.

Quando entra na cozinha,
A cozinheira sai correndo.
Zezé gosta de azeitonas,
Pega algumas, sai correndo.

O SIRI SARACOTEIA
MELODIA: Eu fui ao Itororó
Sílabas com s

O siri só vai à praia
Com o sapinho-cururu
Na areia toma sol
E olha o lindo céu azul!

Não saracoteia,
Sapo-cururu.
Que o sirizinho fica jururu!


O BURRICO E O MARRECO
Melodia: Sinhá Aninha
Silabas com RR

O burrico descobriu
Um marreco no terreiro.
Começou logo a zurrar
Aprontando um berreiro.

Rô-rô-rô! Rô-rô-rô!
Um marreco no terreiro!

O marreco apavorado
Gritou alto por socorro.
Veio, numa correria,
Seu amigo, o cachorro.

Rô-rô-rô! Rô-rô-rô!
Gritou alto pó socorro!

O BURRICO E O MARRECO
Melodia: Sinhá Aninha
Silabas com RR

O burrico descobriu
Um marreco no terreiro.
Começou logo a zurrar
Aprontando um berreiro.

Rô-rô-rô! Rô-rô-rô!
Um marreco no terreiro!

O marreco apavorado
Gritou alto por socorro.
Veio, numa correria,
Seu amigo, o cachorro.

Rô-rô-rô! Rô-rô-rô!
Gritou alto pó socorro!


A RATA ROMANA
Melodia: Escravo de Jó
Sílabas com r


A rata romana
É risonha e rosada
Rainha da rua,
Usa saia rodada.


Roque é o rato rei.
De rabinho enrolado.
Dá um beijo em Romana
Com seu jeitinho engraçado.

O URSINHO BRINCALHÃO
Melodia: Carneirinho, carneirão...
Sílabas com r (pós vocálico)


O ursinho perguntou para sua mãe
Se ele podia ir brincar lá no jardim.
A mãe ursa preocupada disse assim:
“Fique longe do porquinho Serafim!”

Serafim gosta de arreliar
O ursinho que é muito brincalhão.
Quando lhe dá na veneta, ele faz
O porquinho tomar banho com sabão.

A CARRUAGEM DA CORUJA
Melodia: Nesta rua...
Sílaba com r (brando)

A CORUJA Carolina que é peralta
Resolveu
Passear com o urubu.
Alugou uma linda carruagem
E convidou pra motorista o peru.

O jacaré foi buscar dona Girafa.
Perguntou se ela também queria ir.
Ela então respondeu toda zangada:
“Com o urubu, eu não quero me exibir!”

A BRUXA PIXUXA
Melodia: O cravo e a rosa
Sílabas com x

Pixuxa é uma bruxa
Xereta e baixinha.
Esconde seus mexericos
Embaixo de uma caixinha.

Pixuxa tinha um peixinho
Pintadinho num pano roxo
E um gato desenxabido
E lerdo porque era coxo.

O MACACO MACALÉ
Melodia: O sapo não lava...
Sílaba com m


O m é de macaco,
De moto e de melão.
Macalé come melado
E Marina, macarrão.

Macalé é um macaco,
Maluco, com certeza.
Ele come na cama
E ainda dorme sobre a mesa

JOÇA, O JABUTI
Melodia: A linda rosa...
Sílabas com j

Era uma vez um jabuti
Que usava só uma bota.
Ele falava as palavras
Só com “jota”


“Sou Joça, o jeca jabuti,
Que só ginga com a jabota
Depois eu jogo para ela
Uma beijoca

A FOCA FELIZ
Melodia: Senhora dona Sancha
Sílaba com f

O “F” é de farofa,
Fita , faca e fubá
Fabiana faz folia
Com a foca no sofá.

A foca foliona,
Com a bola no nariz,
Faz fofoca com a fada,
Fica alegre e é feliz! BIS




A TARTARUGA
Melodia: Eu sou pobre...
Sílabas com t

A tartaruga tagarela
Não parava de falar.
O tucano de tão zonzo
Começou a desmaiar.

Disse a taturana alegre
Olhando a televisão:
“Você vai ser locutora.
Não agüento a situação!

TOCA O SINO
Melodia: Ciranda...
Sílabas com n

Esta noite é de alegria!
Toca o sino, Ó menino!
Bem-be-lém! Bem- be-bem-bém!
Venham a mim os pequeninos.

Mariana ao piano
e Joana ao violino.
Nessa noite de alegria!
Toca o sino, ó menino!

VOVÔ E VOVÓ
Melodia: Pai Francisco
Sílaba com v

A vovó vive na vila,
Lá na vila com vovô.
Pó-ro-ro-po-pô!
Vovô toca violão,
Vovó, viola e rabecão.

Vovô toca valsa
No violão.
Vovó toca samba
No rabecão!

HOSANA DE FATIMA RODRIGUES CORREIA

SOLETRANDO

BANCO DE PALAVRAS


5º ANO

alheiro – ramalhete – crescer – habitante – churrasco – hepatite – hiena – harpa – hélice – ambulância – tamanduá – ganso – bagaço – cócega – lógica – girassol –heroína – hospício – cidreira – acrílico – dobradiça – podridão – crachá – guitarra – caracol – barril – pássaro – assobio – guirlanda –mangueira – quatrocentos – crueldade – cromado – drenagem – embriagado – dobradiça – crendice – sacrifício – acrópole – micróbio – drible – edredom – dobradiça – brevidade – criminalista – cromo – breque – bracelete

4º ANO

galinheiro - sábado – remédio – relógio – chinelo – xarope – bruxa – dúzia – Conceição – furação – camaleão – mamão – palhaçada – caçamba – caçarola – açude - companhia – zumbido – ambulância – emblema – bochecha – cachimbo – humanidade – inteligente – caranguejo – pêssego – hospício – hóspede – humano – horizonte – aptidão dezessete - brincar – microondas – criminalista – crucifixo – draconiano – dramático – íngua – aguaceiro – chafariz – fábrica – micróbio – drible – breque – bracelete – acrílico – crueldade –
3º ANO

regime - dança – açude – palhaço – laçar – açúcar – cacique – bacia – geada – pedaço - face – ceia – cinema – recibo – vacina – cidade – horário – índio – anjo – cigarro – pança – caçarola – laçada – bagaço – mágico – gesso – região – página – polícia – cenoura – balanço – bombom - égua – régua – língua –dezessete – assobio – osso – missa – vassoura – bisavô – pássaro – pêssego – capuz – perdiz – arroz – anzol – barril – hotel – funil – pernil – canil – cruz – cuscuz – feroz - capaz – crochê – braço – foguinho – ninguém – alguém – guerra – figueira – Guilherme

2º ANO

cola – bico – bofe - bife – viola – caco – boca – fogo – fofo – foto – fome – foca – babado – boneca – banana – bicudo – sapato – roupa – sacola – caju – beijo - cabeça – barato – pegada – fiada – Deus – abacaxi – cueca - canudo – jogo –perereca – jacaré – violão – feijão – pêra – parabéns – bobão – talão – arara

1º ANO

sala – boca – dado – vaca – avô - boba – bom – belo – aba – rede – pai – rodo – bóia – baú – babão – figueira – suco – toca – roda – saco – ameixa – azeitona – batizado – tomate – pipoca – picolé – batata – tapete – buzina – fogo – gola


REGRAS DO SOLETRANDO

1 – A Professora fala a palavra;
2 – O aluno repete a palavra da Professora;
3 – O aluno soletra a palavra e no final fala a palavra inteira;
4 – Se o aluno não ouvir corretamente a palavra a Professora deverá falar a palavra até 3 vezes;
5 – O aluno tem o direito de pedir o jurado o significado da palavra;
6 – O aluno tem o direito de pedir o jurado para aplicar a palavra em uma frase;
7 – O aluno ao iniciar a soletração da palavra não pode voltar corrigindo-a;
8 – No nível fácil se um dos alunos errarem o mesmo será eliminado;
9 - No nível fácil se dois ou mais alunos errarem permanecem no jogo;
10 – No nível médio e difícil se um dos alunos errarem o mesmo será eliminado.

5º ANO
NÍVEL FÁCIL

1 – GIRASSOL – planta da família das compostas cujas flores, grandes e amarelas, se voltam para o sol.
- As flores de girassol enfeitaram por muito tempo a nossa capital.

2 – LÓGICA – Ciência de raciocinar, livro que trata dessa ciência.
- A lógica é uma ciência estudada no Ensino Médio.

3 – CÓCEGA – sensação irritante produzida em certas partes do corpo por uma fricção ou toque ligeiro que provoca geralmente riso ou movimentos pouco controlados.
- As crianças gostam de brincar de fazer cócegas.

4 – BAGAÇO – resíduo de frutas ou de qualquer outra substância que foi espremida e, em especial, o das uvas.
- O bagaço da laranja é bom para soltá-lo o intestino.

5 – GANSO – ave palmípede, da família dos anterídios, de carne muito gostosa e apreciada.
- Nesta fazenda tem muito ganso.

6 – TAMANDUÁ - mamífero desdentado da América do Sul que se alimenta de formigas.
- O tamanduá bandeira está em extinção.

7 – AMBULÂNCIA – qualidade do que é ambulante.
- A ambulância leva os doentes.

8 – HÉLICE – linha curva traçada sobre um cilindro de revolução; espiral, acionado por um motor e aplicado aos navios, torpedos, aeronaves.
- A hélice do helicóptero parou de mover por alguns segundos.

9 – HARPA – instrumento de música, triangular, cujas cordas desiguais se dedilham com as duas mãos e cuja origem remonta a mais Alta Antiguidade.
- A banda que tocou neste concerto tem harpa e violino.

10 – CHURRASCO – carne passada pelas brasas, refeição cujo prato principal e composto por grelhados.
- Ontem comemos um churrasco delicioso na casa da minha colega.

NÍVEL MÉDIO

1 – CRUELDADE – qualidade de cruel, ato próprio de pessoa cruel.
- Não podemos fazer crueldade para os outros.

2 –QUATROCENTOS – quatro vezes cem.
Esta cidade tem menos de quatrocentos anos.

3 – MANGUEIRA – tubo feito de um material flexível que se adapta a uma torneira, para a condução de líquidos ou gás.
- A mangueira está vazando água.

4 – GUIRLANDA – anel de corda nos cabos das vergas. Série de peças de madeira que encruzam com as peças verticais da carcaça de um navio.
- A noiva estava usando uma guirlanda branca.

5 - ASSOBIO – som produzido por quem assobia ou pelo que assobia.
- Ouve de longe o assobio dos pássaros.

6 – CARACOL – molusco gastrópode, tipo dos helicídeos.
- O caracol está grudado na árvore.

7 – GUITARRA – instrumento de cordas dedilhadas (doze), com um braço dividido em semitons por filetes de metal.
- Este menino toca guitarra muito bem.
8 – CRACHÁ – insígnia honorífica que se traz ao peito, condecoração.
- É obrigatório o uso do crachá na empresa.

9 – ACRÍLICO – ácido hidrossolúvel que forma polímeros, utilizando no fabrico de plástico ou fibra feita a partir desse ácido..
-A piscina é de acrílico.

10 – HOSPÍCIO – casas em que religiosos davam hospedagem a peregrino, viajantes.
- No hospício tem muitas pessoas idosas.

NÍVEL DIFÍCIL

1 – BRACELETE – pulseira .
- Este bracelete foi da rainha Vitória.

2 – DRENAGEM – ação de drenar. Operação que consiste em facilitar, por meio de drenos ou fossas, o escoamento das águas nos terrenos demasiado úmidos.
- A drenagem do rio Manoel Alves cedeu e inundou a cidade.

3- EMBRIAGADO – ébrio. Entusiasmado, extasiado.
- O homem estava embriagado.

4- DOBRADIÇA – Gonzo de portas, janelas, abras de mesa.
- A dobradiça do portão é de ferro.

5 – EDREDOM – cobertura acolchoada para cama.
- O edredom é bem quentinho.

6 – DRIBLE – Ação de driblar, fintar.
- O drible do jogador foi lindo.

7 – MICRÓBIO – Organismo microscópio (animal ou vegetal) bactéria, bacilo.
- O micróbio desta doença foi descoberto recentemente.

8 – ACRÓPOLE - parte mais elevada das antigas cidades gregas.
- Este castelo tem uma acrópole bem antiga.

9 – SACRIFÍCIO – oferta solene à divindade, em donativos ou vítimas.
- Temos que fazer sacrifício para ajudar as pessoas.

10 – CRENDICE – crença absurda ou ridícula.
- A crendice daquela senhora a deixou em mãos lençóis.


4º ANO

NÍVEL FÁCIL

1 – AÇUDE – represa feita em rio ou levada para desviar água para moinhos ou outros usos.
- O açude está cheio de peixe.

2 – CAÇAROLA – tacho metálico de boca mais larga que o fundo.
- A caçarola está cheia de comida.

3 – CAÇAMBA – balde , preso numa corda, para tirar água dos poços.
- A caçamba levou as terras para outro lugar.

4 – PALHAÇADA – ato ou dito de palhaço.
- A platéia está com uma palhaçada engraçada.

5 – MAMÃO – fruto do mamoeiro.
- O mamão está verde.

6 – CAMALEÃO – réptil sáurio, de olhos grandes e salientes e língua protrátil e pegajosa com que caça os insetos de que se alimenta.
- O camaleão subiu na árvore.

7 – FURACÃO – vento violento e repentino.
- Existe furacão nos Estados Unidos.

8 – DÚZIA – conjunto de doze.
- Tenho uma dúzia de ovos para fazer o bolo.

9 – BRUXA – Mulher que faz bruxarias.
- Aquela bruxa é muito feia.

10 – XAROPE – licor formado por açúcar em dissolução e substâncias aromáticas ou medicamentos.
- O xarope é bom para tosse.

NÍVEL MÉDIO

1 – DEZESSETE – numeral cardinal.
- Nesta turma tem dezessete alunos.

2 – APTIDÃO – qualidade de apto, capacidade.
- Estes alunos têm aptidão para pintura.

3 – HORIZONTE – espaço terrestre que a vista abrange (horizonte sensível).
- Vi um arco íris no horizonte.

4 – HUMANO – do homem ou a ele relativo.
- O ser humano é muito complexo.


5 – HÓSPEDE – pessoa que está alojada num estabelecimento hoteleiro.
- O hóspede daquele hotel é argentino.

6– HOSPÍCIO - casa em que religiosos davam hospedagem a peregrinos, viajantes.
- No hospício há pessoas que precisam de ajuda.

7 – PÊSSEGO – fruto do pessegueiro.
- O pêssego está bem maduro.

8 – CARANGUEJO – gênero principal dos crustáceos decápodes que compreende muitas espécies comestíveis.
- Naquele restaurante serve caranguejo delicioso.

9 – HUMANIDADE – o conjunto dos homens, natureza humana.
- A humanidade está precisando de paz.

10 – CACHIMBO - aparelho de fumador, composto dum fornilho em que se deita o tabaco e um tubo aspirador.
- O cachimbo está sem ser usado há muito tempo.

NÍVEL DIFÍCIL

1- CRUELDADE - qualidade de cruel.
- Você agiu com muita crueldade ontem na fila de entrada.

2 – ACRÍLICO – ácido hidrossolúvel que forma polímeros, utilizando no fabrico de plásticos plástico ou fibra feita a partir desse ácido.
- A pulseira da menina é de acrílico.

3 - BRACELETE - pulseira.
- A bracelete é de prata.

4 – DRIBLE – ação de driblar.
- Este drible ficou na história.

5 – FÁBRICA – oficina de fabricação.
- Nesta fábrica de sapatos todos trabalham muito.

6 – AGUACEIRO – Chuva forte e passageira.
- São Paulo está com aguaceiro por todos os lados.

7 – MICROONDAS – micro-ondas forno.
- O menino esquentou o leite no microonda.

8 – CRUCIFIXO – imagem de Cristo crucificado.
- O crucifixo é de ouro e diamante.

9 –BRINCAR – divertir-se, entreter-se com alguma coisa infantil.
- O brincar faz bem para a saúde mental das crianças.

10 – DRAMÁTICO – relativo a drama.
- Você está sendo muito dramático neste dia.

3º ANO

NÍVEL FÁCIL

1 – CIDADE – povoação de graduação superior à vila.
- Sua cidade é muito bonita.

2- VACINA – doença da vaca ou do cavalo que se pode transmitir ao homem e que confere a este a imunidade variólica.
- Vacine as crianças de zero a seis anos.

3 – CENOURA – Planta apiácea hortense.
- O coelho gosta de cenoura.

4 – RECIBO – declaração por escrito de se ter recebido algo.
- Assine este recibo.

5 – CINEMA – arte de compor e realizar filmes destinados a serem projetados.
- Amanhã irei ao cinema.

5 – CEIA – a última refeição do dia, feita depois do jantar.
- A ceia hoje é meia noite.

6 – FACE – cada uma das partes laterais da cara, rosto.
- A face está pálida.

7 – PEDAÇO – parte ou porção de alguma coisa separada do todo.
- Quero um pedaço de bolo de chocolate.

8 – GEADA – orvalho congelado que, onde cai, forma camada branca.
- Na cidade baixa caiu geada.

9 – BACIA – vasilha de louça, metal ou plástico, redonda e larga, para diversos usos domésticos, sobretudo lavagens.
- A bacia está na mesa da cozinha.

10 – CACIQUE – chefe mexicano antes da conquista, chefe de índio.
- O cacique está repousando.


NÍVEL MÉDIO

1 – HORÁRIO – relativo à hora: das horas.
- Temos que cumprir horário.

2 – ÍNDIO – antiga moeda de prata, do tempo de D. Manuel I.
- O índio é valente.

3 – ANJO – ser espiritual que supõe habitar no céu, pessoa de muita bondade.
- O anjo caiu do céu.

4 – CIGARRO – Tabaco enrolado em mortalha de papel para se fumar.
- Não precisamos do cigarro para viver.

5 – PANÇA – barriga ou ventre, estômago maior dos ruminantes, barriga grande ou cheia.
- A pança do gato está grande.

6 –CAÇAROLA – tacho metálico de boca mais larga que o fundo, tacho ou frigideira de barro.
- A caçarola está velha.

7 – LAÇADA – laço fácil de desatar; nó corredio.
- A vaca está laçada para ir para o curral.

8 – BAGAÇO – resíduo de frutos ou de qualquer outra substância que foi espremida e, em especial, o das uvas.
- O bagaço da laranja é comestível.

9 – MÁGICO – relativo a magia, que acontece por magia, sem explicação.
- O mágico sumiu.

10 – POLÍCIA – Ordem e regulamentos estabelecidos numa localidade ou nação.
- A polícia dá segurança a comunidade.

NÍVEL DIFÍCIL

1- PÊSSEGO – fruto do pessegueiro.
- O pêssego está estragado.

2 –PÁSSARO – ave pequena.
- O pássaro voou do ninho.

3 – BISAVÔ – pai do avô ou da avó.
- Meu bisavô é carinhoso.

4 – VASSOURA – feixe de ramos, piaçaba, que serve para varrer.
- A vassoura está velha.

5 – MISSA – Na religião católica, sacrifício do corpo e do sangue de Jesus Cristo, que é feito no altar pelo ministério do padre.
- No último domingo fui à missa.

6 – OSSO – parte dura e sólida que forma a armação do corpo dos vertebrados.
- Os cães gostam de comer osso.

7 – ASSOBIO – som produzido por quem assobia ou pelo que assobia.
- O assobio dos pássaros é bonito.

8 – DEZESSETE – numeral cardinal.
- Tenho dezessete anos.

9 – RÉGUA – peça direita, chata, cilíndrica ou quadrangular, de madeira, substância plástica ou metal, com ou sem graduação, para traçar linhas retas.
- Esta régua tem 50 cm.

10 – ÉGUA – fêmea do cavalo.
- A égua está prenha.


2º ANO

NÍVEL FÁCIL

1 – BANANA – fruto da bananeira.
- A banana está verde.

2 – BONECA – brinquedo para as meninas.
- Mariana brinca de boneca com suas amigas.

3 – FOCA – mamífero anfíbio e carnívoro da ordem dos pinípedes.
- A foca é brincalhona.

4 – FOME – grande apetite de comer, urgência de alimento.
- Eu estou com fome.

5 – FOTO – estar em foto
- Pedro ficou bem na foto

6 – FOFO – resultado ou manifestação da combustão.
- A panela está no fogo.

7 – FOGO – resultado ou manifestação da combustão.
- A panela está no fogo.

8 – BOCA – orifício e cavidade que forma a primeira parte do aparelho digestivo.
- Carlos beijou na boca.

9 – CACO – fragmento de vidro ou louça quebrada.
- O caco de vidro furou meu pé.

10 – VIOLA – instrumento musical análogo à guitarra, mas de sons mais baixo e com a caixa em forma de 8.
- Paulo toca viola muito bem.

NÍVEL MÉDIO


1 – BICUDO – que tem bico, pontiagudo.
- O tucano é bicudo.

2 – SAPATO – calçado que só cobre o pé ou parte do pé.
- O sapato é preto.

3 – ROUPA – designação genérica das peças de vestuário ou peças de estofo para a cama.
- A roupa é nova.

4 – SACOLA – espécie de alforje ou saco de dois fundos que os frades mendicantes traziam aos ombros.
- A sacola está cheia.

5 – CAJU – fruto do cajueiro.
- O suco de caju é muito gostoso.
06 - BEIJO – ação de beijar.
- A mãe beijou o filho.

07 – CANUDO – cilindro oco.
- Bia tomou suco com canudo.

08 – ABACAXI – variedade de ananás.
- O abacaxi é azedo.

9 – BARATO – que custa menos que o preço médio, que é de pouco preço.
- Comprei um vestido barato.

10 – CABEÇA – parte do corpo humano que assenta no pescoço.
- O boi tem a cabeça grande.

NÍVEL DIFÍCIL

1 – PERERECA – espécie de rã que vive nas moitas e sobe às árvores.
- A perereca pulou em Auristela.

2 – JACARÉ – espécie de crocodilo da América.
- O jacaré comeu a cobra.

3 – VIOLÃO- viola grande, com seis cordas, das quais três são bordões.
- O violão está desafinado.

4 – FEIJÃO – semente do feijoeiro.
- O feijão é rico em ferro.

5 – PÊRA – fruto da pereira.
- A pêra é boa para a pele.

6 – PARABÉNS – felicitações, congratulações, canção de aniversário.
- Carla você está de parabéns.

7 – BOBÃO – idiota ou aparvalhado.
- O cachorro é bobão.

8 – TALÃO – parte de recibo ou documento que fica em poder da pessoa que fez a entrega da outra parte.
- Maria recebeu o talão de água.

9 – ARARA – ave trepadora, semelhante ao papagaio.
- A arara está em extinção.

10 – ABACAXI – tipo de ananás.
- O abacaxi é doce.

1º ANO

NÍVEL FÁCIL

1 – ABA – parte da vestimenta que, partindo do busto, cobre os quadris: a aba da blusa.
- A aba da minha blusa está amassada.

2 – BELO – que tem forma ou aparência agradável, perfeita, harmoniosa.
- Hoje o dia está belo.

3 – BOM – que tem as qualidades que convêm à sua natureza.
-Que bom que você veio!

4 – BOBA – mulher idiota ou aparvalhada.
- Alice é boba.

5 – AVÓ – mãe do pai ou da mãe.
- Minha avó é delicada.

6 – VACA – fêmea do boi.
- A vaca está no pasto.

7 - DADO – pequeno cubo que tem em cada faze determinado número de pontos, desde um até seis.
- O dado é de Eduardo.

8 – BOCA - orifício e cavidade que forma a primeira parte do aparelho digestivo.
- Dá minha boca sai palavras belas.

9 – SALA – um dos principais compartimentos de uma casa, destinado, ordinariamente, à recepção de visitas.
-A sala está fechada.

10 – PAI – aquele que tem um ou mais filhos, genitor.
- Eu amo meu pai.


NÍVEL MÉDIO

1 – BÓIA – Corpo flutuante ligado por corrente ou cabo ao fundo do mar e que serve para iniciar escolhas ou referenciar um determinado ponto.
- No rio as crianças usam bóia.

2 – BAÚ – Mala encourada ou de folha, com tampa arqueada.
O baú está cheio de jóias.

3 – BABÃO - pessoa que baba, apaixonado.
O bebê é babão.

4 – FIGUEIRA – árvore da família das moráceas cujo fruto (figo) é comestível.
O pé da figueira está morrendo.

5 – SUCO – seiva , sumo.
- O suco de laranja com cenoura é saboroso.
6 – TOCA – lugar onde se recolhe coelhos e outros animais, buraco, casebre, casa pequena.
- O tatu mora na toca.

7 – RODA – nome genérico dado, em aparelhos ou máquinas, à parte circular que se move em volta de um eixo.
- A roda da bicicleta quebrou.

8 – SACO – receptáculo de tecido ou couro, aberto por cima e cosido por baixo e aos lados.
- O saco de lixo está cheio.

9 – PIPOCA – Grão de milho arrebentado ao fogo.
- Pipoca com guaraná é uma delícia.

10 – BATATA – tubérculo caulinar subterrâneo da batateira, comestível e de largo emprego na alimentação.
- Marina gosta de comer batata.

NÍVEL DIFÍCIL

1 – GOLA – parte que termina o alto de certas peças de roupas, junto ou em volta do pescoço.
- A gola da sua blusa está suja.

2 – FOGO – resultado ou manifestação da combustão.
- O fogo queimou a serra.

3 – BUZINA – corneta do boieiro, trombeta, búzio grande furado no centro para servir de buzina.

4 – TAPETE – estofo com que se cobrem pavimentos, mesas.
- o tapete está molhado.

5 – PICOLÉ – sorvete solidificado na extremidade de um pauzinho por onde se pega para sorvê-lo.
O picolé é de maracujá.

6 – TOMATE – fruto do tomateiro.
- Na salada tem tomate.

7 – Batizado – cerimônia batismal.
- Hoje é dia do meu batizado.

8 – AZEITONA – fruto da oliveira.
- Comprei azeitona sem caroço.

9 – AMEIXA – fruto da ameixeira
- Na salada de frutas tem ameixa.
10 -

HOSANA DE FATIMA RODRIGUES CORREIA

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GINCANA ESTUDANTIL - JOGOS DA PRIMAVERA

OBJETIVOS

_ Promover durante a Semana da Criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando a dar a criança oportunidades de lazer e socialmente educativas.


PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano

DURAÇÃO
Uma semana (5 dias)

INICIO DA SEMANA
A abertura da Semana deverá ser feita pela diretora, que fará uma saudação às crianças anunciando em seguida a abertura das competições.
_ Todo o material para as competições deverá estar relacionado e pronto na véspera, evitando as improvisações de última hora.

PROCEDIMENTOS
Preparar as crianças para o evento.
Definir regras e tarefas.
Organizar 2 times e confeccionar as camisetas determinadas para o time ou providenciar outro uniforme para o time.
Definir regras para a premiação. (Será interessante que o grupo “perdedor” entregue o prêmio para o “vencedor”.
Com os times determinados, eleja um líder para cada grupo.
O líder de cada grupo deverá compor um grito de guerra para ser cantado antes de cada competição.
Cada torcida deverá confeccionar instrumentos para utilizar na arquibancada. Exemplo: chocalhos, tambores, pompons, dentre outros.
É necessário um amplo espaço para que as brincadeiras sejam desenvolvidas.
No primeiro dia não desenvolva as brincadeiras, converse com os alunos sobre as regras e premiação da Gincana. Ensaie o grito de guerra de cada equipe e a participação da torcida.
Serão desenvolvidas 4 brincadeiras por dia. Para isso divida cada equipe em 2 grupos.
Cada equipe deverá se caracterizar com uma faixa de cor diferente na cabeça.
Caso haja empate desenvolva mais uma brincadeira para desempatar.
O placar deverá ser exposto no portão da escola para que os alunos saibam dos resultados.
O professor fará o papel do juiz em cada competição, seguindo as regras determinadas pelo grupo.
Discuta novamente as regras sempre que houver o rompimento delas.
Após cada competição diária, desenvolva uma atividade de relaxamento com os alunos.
Decore a escola de acordo com a proposta. Deixe os alunos usarem a criatividade.
Prepare um espaço para a abertura dos jogos. Na oportunidade haverá um pronunciamento da direção da escola e do líder de cada equipe.

PRÊMIOS
Medalha de ouro/troféu – 1º lugar.
Medalha de prata – 2º lugar.

SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS

CORRIDA DE TÊNIS
Os participantes deverão retirar os tênis e colocá-los distantes. Dada a largada eles deverão correr e calcá-los o mais rápido possível. O grupo que conseguir calçar os tênis e voltar até o local da largada, vencerá. Valor: 2 pontos.

CAMPEONATO DE BAMBOLÊ
Vencerá quem conseguir bambolear por mais tempo. Valor 3 pontos.

DANÇA DAS CADEIRAS
Essa brincadeira é super legal! Perderá quem não conseguir se assentar na cadeira. Quem chegar até o final ganhará 2 pontos para o grupo.

CORRIDA DO OVO
Perderá quem deixar o ovo cair da colher, durante a corrida. Valor: 1 ponto.

PULA-CORDA
Perderá quem tropeçar na corda. Quem ficar mais tempo pulando levará 2 pontos para a equipe.

VÔLEI
Ganhará a equipe que fizer 5 pontos primeiro. As regras serão definidas junto ao professor.

QUEIMADA
Essa brincadeira os alunos já conhecem. O time que queimar os adversários primeiro vencerá e levará 3 pontos.

FUTEBOL
Esse esporte os meninos sabem jogar. Então mãos a obra! O time que fizer 3(três) gols ganhará 3 pontos.

CORRIDA DO SACO
Quem conseguir fazer o percurso determinado pelo professor pulando dentro do saco, levará 1 ponto.

SUGESTÕES:
Interessante também será o aluno participar com os pais. Defina junto com os alunos as tarefas de casa.
O aluno que trouxer a boneca mais bonita levará 1 ponto.
O aluno que trouxer a maior bola levará 1 ponto.
O aluno que trouxer o livro mais grosso, levará 1 ponto.
Faça também concurso de dança com as mães. A mãe que dançar melhor levará 1 ponto para a equipe do filho.
Procure um poema. Dê uma cópia para dois alunos de equipes diferentes. No dia determinado, o aluno deverá recitar o poema. Quem recitar melhor levará 3 pontos para a sua equipe.
As equipes deverão trazer livros para a biblioteca da classe. A equipe que arrecadar mais livros ganhará um ponto para cada livro.

ENCERRAMENTO/PREMIAÇÃO
1. Organize os alunos no pátio.
2. O hasteamento da Bandeira será feito enquanto os alunos cantam o Hino Nacional.
3. A entrega das medalhas será antecedida por um pronunciamento da direção da escola, agradecendo e elogiando as equipes participantes.
4. A entrega do troféu e medalhas acontecerá da seguinte maneira:
_ A equipe 1 entregará as medalhas de prata para a equipe 2;
_ A equipe 2 entregará as medalhas de ouro e o troféu para a equipe 1.

OBSERVAÇÃO: Não haverá perdedores. O importante é a participação.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
RADESPIEL, ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDOS, Editora Iemar

PLANEJAMENTO PARA A SEMANA DA CRIANÇA

OBJETIVOS

_ Promover durante a Semana da Criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando a dar a criança oportunidades de lazer e socialmente educativas.

ATIVIDADES SUGERIDAS

_ Abertura da Semana;
_ Competições/campeonatos;
_ Gincanas educativas;
_ Rua do lazer;
_ Teatro de professores;
_ Aula campo: aproveitar um ponto turístico da cidade;
_ Oficinas: artes; brincoteca (confeccionar um brinquedo), pintura no rosto, de teatro,
_ A busca do tesouro;
_ Brincadeiras recreativas: corrida de tênis, de bambolê, das cadeiras, do ovo, pula corda, vôlei, queimada, futebol, do saco, dança da laranja, dentre outras...
_ Hora do Lanche;
_ Ambiente aconchegante para receber as crianças;

INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

_ Visitas a indústrias ou casa de comercio;
_ Visitas a clubes;
_ Visitas a creches, asilos, abrigos, museus, dentre outros;
- Apresentação de uma atividade cultural, como cinema, teatro, ou em outra escola do município;

CAMPEONATOS ESPORTIVOS

_ Corrida de bicicleta, futebol, queimada

INICIO DA SEMANA

_ A abertura da Semana deverá ser feita pela diretora, que fará uma saudação às crianças anunciando em seguida a abertura das competições.
_ Todo o material para as competições deverá estar relacionado e pronto na véspera, evitando as improvisações de última hora.

HORA DO LANCHE

Servir alguma coisa especial – um bolo grande com decoração alusiva, uma suculenta salada de frutas, sorvete, balas, doces, geladinho, pipoca.
Após o lanche, distribuir com as crianças um presentinho ou uma lembrancinha, acompanhada de um cartãozinho de felicitações.

PARA A BUSCA DO TESOURO DO PIRATA, DEVERÃO SER PROVIDENCIADAS

_ O tesouro, que poderá ser uma caixa de sapatos, recoberta com papel laminado e cheia com moedas de chocolate, bombons e balas;

_ O mapa do tesouro, que poderá ser indicado por meio de pistas que serão distribuídas pela escola.



AULA CAMPO

_ Devem ser muito em preparadas, para que a criança tenha condições de dar, não apenas as simples doações que foram angariadas, mas, sobretudo, amor, compreensão, solidariedade. O professor e algumas mães devem acompanhar a classe a estes lugares e planejar algumas brincadeiras para as creches e alguns números artísticos.


CULMINÂNCIA

_ Lanche preparado pela escola para todas as crianças;
_ Distribuição de brindes e entrega de prêmios e medalhas.
_ Os professores e as crianças promoverão uma festa com os melhores números artísticos das várias culminâncias realizadas durante o ano letivo. Estas atividades deverão ser realizadas no palco da escola ou no pátio previamente preparado.
_ Na preparação do lanche, ao oferecer lembranças e brindes para a culminância desta semana, sugerimos ao professor: ornamentar pirulitos, fazendo rarinhas de palhaços, bonequinhas, pintinhos, coelhinhos, etc.
_ Enfeitar latinhas de guaraná ou cerveja, transformando-as em porta-lápis


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
PINTO, Gerusa Rodrigues, Dia-a-dia-do Professor – datas comemorativas, projetos e murais Editora FAPI

PLANEJAMENTO PARA A SEMANA DA CRIANÇA

OBJETIVOS

_ Promover durante a Semana da Criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando a dar a criança oportunidades de lazer e socialmente educativas.

ATIVIDADES SUGERIDAS

_ Abertura da Semana;
_ Competições/campeonatos;
_ Gincanas educativas;
_ Rua do lazer;
_ Teatro de professores;
_ Aula campo: aproveitar um ponto turístico da cidade;
_ Oficinas: artes; brincoteca (confeccionar um brinquedo), pintura no rosto, de teatro,
_ A busca do tesouro;
_ Brincadeiras recreativas: corrida de tênis, de bambolê, das cadeiras, do ovo, pula corda, vôlei, queimada, futebol, do saco, dança da laranja, dentre outras...
_ Hora do Lanche;
_ Ambiente aconchegante para receber as crianças;

INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

_ Visitas a indústrias ou casa de comercio;
_ Visitas a clubes;
_ Visitas a creches, asilos, abrigos, museus, dentre outros;
- Apresentação de uma atividade cultural, como cinema, teatro, ou em outra escola do município;

CAMPEONATOS ESPORTIVOS

_ Corrida de bicicleta, futebol, queimada

INICIO DA SEMANA

_ A abertura da Semana deverá ser feita pela diretora, que fará uma saudação às crianças anunciando em seguida a abertura das competições.
_ Todo o material para as competições deverá estar relacionado e pronto na véspera, evitando as improvisações de última hora.

HORA DO LANCHE

Servir alguma coisa especial – um bolo grande com decoração alusiva, uma suculenta salada de frutas, sorvete, balas, doces, geladinho, pipoca.
Após o lanche, distribuir com as crianças um presentinho ou uma lembrancinha, acompanhada de um cartãozinho de felicitações.

PARA A BUSCA DO TESOURO DO PIRATA, DEVERÃO SER PROVIDENCIADAS

_ O tesouro, que poderá ser uma caixa de sapatos, recoberta com papel laminado e cheia com moedas de chocolate, bombons e balas;

_ O mapa do tesouro, que poderá ser indicado por meio de pistas que serão distribuídas pela escola.



AULA CAMPO

_ Devem ser muito em preparadas, para que a criança tenha condições de dar, não apenas as simples doações que foram angariadas, mas, sobretudo, amor, compreensão, solidariedade. O professor e algumas mães devem acompanhar a classe a estes lugares e planejar algumas brincadeiras para as creches e alguns números artísticos.


CULMINÂNCIA

_ Lanche preparado pela escola para todas as crianças;
_ Distribuição de brindes e entrega de prêmios e medalhas.
_ Os professores e as crianças promoverão uma festa com os melhores números artísticos das várias culminâncias realizadas durante o ano letivo. Estas atividades deverão ser realizadas no palco da escola ou no pátio previamente preparado.
_ Na preparação do lanche, ao oferecer lembranças e brindes para a culminância desta semana, sugerimos ao professor: ornamentar pirulitos, fazendo rarinhas de palhaços, bonequinhas, pintinhos, coelhinhos, etc.
_ Enfeitar latinhas de guaraná ou cerveja, transformando-as em porta-lápis


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
PINTO, Gerusa Rodrigues, Dia-a-dia-do Professor – datas comemorativas, projetos e murais Editora FAPI