quinta-feira, 8 de julho de 2010

REFLEXÃO DA UNIDADE III - ATIVIDADE 3

REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADE 3 DO MÓDULO III


De acordo com as orientações do módulo para a elaboração nº 2.2, eu elaborei a seguinte sugestão de Plano de Aula

ATIVIDADE: AUTORIA DE OBJETO HIPERMÍDIA

PÚBLICO ALVO
: Professores de 1º ao 5º ano e alunos do 3º ano

DISCIPLINA: Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Artes

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa – Gênero textual: Poema Salada de frutas de Alba de Castro
Ciências Naturais: Alimentação humana e nutrição
Artes: História do Origami/ Dobraduras: frutas;

EIXO NORTEADOR:
Língua Portuguesa: Eixos: Prática de escuta de textos orais/ leitura de textos / escrita e produção de textos /análise lingüística
Ciências: Meio ambiente/ser humano e saúde/tecnologia sociedade
Artes: Apreciação (análise da obra), contextualização (História da arte) e fazer artístico

SITUAÇÃO DIDÁTICA E RECURSOS: Dinâmica: salada de frutas conversa informal sobre o tema, Sala de Informática: Assistir aos vídeos, Curtindo as leituras: trabalhar o texto utilizando várias modalidades da leitura, Atividade em grupo - gramática contextualizada, Produção de texto e reescrita, dobraduras de frutas, exposição dos trabalhos.

COMO ACONTECEU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Foi realizada uma “Oficina com os Professores da APAE em Porto Nacional, com duração de 4 horas. Não foi possível a aplicabilidade de todas as atividades propostas no planejamento. Esse momento foi uma troca de experiência maravilhosa trabalhar com os professores daquela instituição. Todos participaram ativamente das atividades propostas houve também uma interação com os colegas com mais dificuldades. Atividades desenvolvidas: gênero textual: poema e dobraduras de frutas. Iremos colocar em prática no II Semestre o restante da oficina, portanto aguardem as evidências

O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSA ATIVIDADE
No mundo em que vivemos, a geração da riqueza está profundamente relacionada à capacidade de produzir conhecimento e tecnologia. Como conseqüência, a escola assume um papel vital no desenvolvimento socioeconômico de uma nação. Facilitador no processo de transmissão do conhecimento, o professor tem também a missão de colaborar para a formação dos valores e de uma base ética que oriente o uso correto do saber cientifico e tecnológico.
Nesse contexto, a tecnologia é um dos recursos pedagógicos mais eficazes para dinamizar as aulas no momento, pois além de proporcionar melhor interatividade, a produtividade, a criatividade e desenvolvendo o raciocínio-logico do aluno frente ao processo de aquisição do conhecimento – a tecnologia.
Segundo, Solange Gomes, “O melhor professor é aquele que ensina a aprender. A melhor escola, aquela que propicia maior grau de interatividade entre professor e aluno na compreensão e transformação de si mesmo e da realidade”.
Quanto aprendizado, quanta troca de experiências com os colegas, desafios, conquistas e dificuldades, leituras obrigatórias que muito contribuíram com a teoria e prática das atividades propostas pelo módulo.
Hoje com certeza, adquirir novos aprendizados descobriu que as minhas aulas poderiam ser ainda mais ricas com essas ferramentas e também facilitaria o meu trabalho na questão de levar inovações para as escolas. O trabalho é elaborar as sugestões, postar no blog e divulgá-las.
Foi uma experiência extraordinária elaborar planejamentos tão ricos com o uso da tecnologia. Aprendi como baixar um vídeo da internet, linkar e como inserir músicas no Power Point. Mas confesso que tive algumas dificuldades em postá-las.

wer

domingo, 4 de julho de 2010

REFLEXÃO SOBRE A UNIDADE III /ATIVIDADE 2.2

REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADE 2 DO MÓDULO III


De acordo com as orientações do módulo para a elaboração nº 2.2, eu elaborei a seguinte sugestão de Plano de Aula:
ATIVIDADE: Plano de aula utilizando os recursos do Programa TV Escola

PÚBLICO ALVO: 3º ano

DISCIPLINA: Ciências Naturais

CONTEÚDO: Alimentação: a importância dos alimentos para o ser humano
EIXO NORTEADOR: Meio ambiente/ser humano e saúde/tecnologia sociedade

SITUAÇÃO DIDÁTICA E RECURSOS: Apresentação do tema utilizando o data show, e para enfatizar ainda mais o conteúdo apresentaremos um Vídeo/socialização.

COMO ACONTECEU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: Não foi possível a aplicabilidade do plano em sala de aula. Mas Iremos colocar em prática no II Semestre, portanto aguardem as evidências.

O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSA ATIVIDADE: Depois de tanta leitura obrigatória, navegar na internet, suporte da formadora, elaboração de vários planos de aulas, formatação em Powere Point - foi possível ampliar ainda mais meus conhecimentos.
Essa atividade com certeza foi uma experiência valiosa para todos nós. Contemplar os recursos da TV Escola no meu plano foi gratificante. Pois, a aula ficou mais dinâmica, eficaz e interessante devido à aplicabilidade da tecnologia. É bom lembrar: só vale levar as tecnologias para a classe se ela estiver a serviços dos conteúdos. “... essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas”, afirma Regina Scarpa, Coordenadora Pedagógica da Nova Escola.