sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SUGESTÕES PARA O ENRIQUECIMENTO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: NARRATIVOS E DESCRITIVOS

POR QUE A MAIORIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS COMEÇA COM “ERA UMA VEZ”?
O desconhecimento da origem da expressão combina com seu sentido. “Era uma vez” imprime as narrativas uma indeterminação no tempo e, quase sempre, no espaço. Por essa razão, aparece com freqüência na literatura infantil, especialmente nos contos de fadas, que influenciam a educação de crianças de 5 a 10 anos. Revista Nova Escola – Edição Especial – PCNS - de 1ª a 4ª série – 1998
Há muitas alternativas para trabalhar a expressão “Era uma vez”, em sala de aula. Poderá substituir por:

FÓRMULAS MÁGICAS PARA INICIAR UMA HISTÓRIA...

· Em um determinado tempo......
· Dizem que era uma vez...
· Era uma vez um reino que ficava atrás da montanha de cristal...
· Antes de a terra se dividir em cinco continentes, era uma vez...
· Há muito... muito tempo...
· Até parece que foi hoje, mas esta história aconteceu há muito... muito tempo...
· Em uma determinada época....
· Antigamente, no tempo em que macaco usava terno...
· No tempo em que a galinha tinha dentes...
· Nos tempos, quando os desejos eram realizáveis...
· Ninguém sabe onde foi, mas em algum lugar certamente aconteceu..
· Certo dia,
· Em uma manhã ensolarada de outono...
· Esta história aconteceu no tempo em que a noite não existia...
· No tempo em que as pedras não eram duras...
· Em tempos antigos, havia...
· Havia outrora, num remoto lugar, isso há muitíssimo tempo...
· No tempo em que se amarrava cachorro com lingüiça...
· Não se sabe quantos séculos decorreram depois da história que vamos contar. Nem pessoa alguma poderia dizê-lo. Sabe-se apenas que por esse tempo...
· Esta é uma história muito antiga, que minha avó me contava quando eu era pequenino. Quem lhe contou foi o seu avô, que a escutou de sua mãe, quando pequeno. Onde ela ouvia, não sei. Vou contá-la como minha avó costumava fazer.
· Há muitos e muitos anos... Se vocês fizerem mais questão de saber quantos, vou fazer as contas...
· Aqui está um conto muito velho. Era uma vez...


DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA

Agora é só continuar desenrolando o fio da história. Deixe com o ouvinte o trabalho tecer, de amarrar os fios com a imaginação!


DESFECHO DA HISTÓRIA

Este momento é tão importante quanto o início! É a hora de trazer o ouvinte para ao mundo real. Existem várias formas de terminar a
História.
· A baratinha fugiu, e a história acabou...
· Certamente, se não morreram, ainda estão vivos e felizes até hoje!
· Foi uma grande festa: todos se divertiram muito. O povo dificilmente se esquecerá do que comeu e bebeu naqueles dias!
· A festa de casamento durou sete idas e sete noites. Foi maravilhoso. Eu estive lá, por isso sei que foi verdade!
· E assim viveram felizes durante anos a fio; nunca beberam um copo vazio...
· Entrou por uma porta e saiu por outra...
· O rei, meu Senhor, que lhe conte outra.
· O conto se acabou, o vento o levou e todo o mal foi embora. O pouco bem que resta será para mim e para quem ouviu esta história.
· Fizeram bodas de ouro, e eu fui à festa com minhas botas de sete léguas.
· Trim, trim, trim, a história chegou o fim, acabou-se o que era doce, e quem com quiser.


TRABALHANDO COM TEXTOS DESCRITIVOS E UTILIZAÇÃO DE FICHAS

PESSOAS

O que o aluno precisa observar:
1 _ Aspectos físicos
a) Visão de conjunto: alto, baixo, gordo, magro, bonito, esbelto...
b) Visão das partes:
_cabeça (cabelos, olhos, nariz, orelhas, boca, queixo, sobrancelhas e bochechas...)
_ tronco (tórax e abdômen)
_ Membros (braços, pernas, mãos, pés, unhas).

O QUE PODEMOS EXPLORAR AINDA MAIS?

Cabelos - lisos, crespos, curto, comprido, castanho, louro, ruivo, ondulado...
Nariz – reto, curvo, achatado, pequeno, grande, pontudo...
Pele – sardenta, clara, morena, escura, negra, branca, rosada, corada...
Olhos- azuis, castanhos, verdes, cor de mel, esverdeados, cinzentos...
Lábios– finos, grossos, pequenos, grandes, carnudos...
Rosto– oval, quadrado, triangular e arredondado...

Expressões fisionômicas – alegre, triste, zangado, mau-humorado, espantado, surpresa, chorando, raivoso, sorrindo, medroso, gargalhando, sério, aborrecido...

2 _- Aspectos psicológicos
Expressão do rosto, comportamentos, atitudes e maneiras de agir...
Postura do corpo, maneira de andar, de falar, de gesticular, de se vestir, de se sentar e outros.
Aonde gosta de ir, o que gosta de fazer, quais os seus amigos, suas brincadeiras, e outros.


Quanto à cor:
Vermelho (avermelhado), verde (esverdeado), amarelo (amarelado), rosa (rosado), azul (azulado).

Quanto à forma:
Quadrado (quadrangular), triângulo (triangular), retângulo (retangular);


COMPARAÇÕES (ANALOGIAS)
Asas coloridas como um arco-íris;
Unhas afiadas como uma faca;
Redonda como bolinha de gude e sorridente como o sol;
Olhar bondoso de criança;
Pêlo macio como uma seda;
Andar pesado de elefante;
Nariz adunco de bruxa;
Gestos delicados de fada e outros.
Asas coloridas como um arco-íris;
Unhas afiadas como uma faca;
Redonda como bolinha de gude e sorridente como o sol;


AÇÕES FREQÜENTES

Gosta de desenhar e tocar violão;
Na sala, senta sempre no fundo;
No recreio, não conversa com ninguém;
Fica o tempo todo sozinho, encostado numa coluna;
Nunca estava conosco nas brincadeiras;
Não ia ao sol;
Vivia o tempo todo calçada;
Só vivia nos cantos;
Fala muito;
Gosta de ficar cantando;
Mexe sempre com os outros;
Vive coçando a cabeça;
Presta atenção nas conversas das pessoas grandes;
Quer ajudar sempre os colegas;
Veste-se bem;
Gosta de ler historinhas infantis;
Gosta de músicas;
Faz muitas perguntas;
Faz muita macaquice;
Escreve poesias;
Já está namorando;
Falar devagar;
Tem um sorriso gostoso;
Tem um sorriso maroto.

ANIMAIS

1 - O que você vê?
2_ Como ela é?
3 _ Qual é seu tamanho?
4 _ Como é a sua cabeça?
5 _ E seus olhos?
6 _ E sua boca?
7 – E as suas orelhas?
8 _ E o rabo?
9 _ E suas pernas?
10 _ Suas unhas?
11 _Como é seu corpo?
12 _ Como é seu corpo?
13 _ Sua cor?
14 _Onde ela vive?
15 – Como ele (a) anda?
16 _ O que come?
17 _ Como se chama?
18 _ O que gosta de fazer?
19 _Qual é o seu melhor amigo?


OBJETO
1 – O que você vê?
2 _ De quem é a casa?
3 _ Como ela é?
4 _ Qual é o seu tamanho?
5 _ Qual é a sua forma?
6 _ Qual é a sua cor?
7 _ De que é feita?
8 _ Qual é o tipo da casa?
9 _ Quais os tipos de habitação que há ao redor dela?
10 _Para que serve?
11 _O que a casa tem por fora?
12 _ O que a casa tem por dentro?
13 - Você gostou da casa de...?

CENAS

O que você precisa observar:
Tipos de cenas: montanhas, florestas, lago, praça, jardim, quintal, aeroporto, depósito de lixo e outros...
O que o aluno precisa observar;

Visão – O que você vê?
Audição –O que você pode ouvir?
Olfato– O que você pode cheirar?
Tato - O que você pode tocar?
Paladar - O que você pode sentir?

Outros aspectos:
Como está o céu? O sol? O amar? O lago? A areia? A lua?

Descrever: as árvores, as flores, o lago, o pasto, o céu, outros detalhes...

Em outros momentos, o professor trabalhe com cenas onde aparecem animais e pessoas. O aluno produzirá um texto narrativo/descritivo com diálogo.

Postado por Hosana de Fátima Rodrigues Correia