sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SUGESTÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Atividades para serem trabalhadas com alunos do:

1º e 2º º ano – ilustração.

Eu sou assim...

Eu gosto de ...

Eu não gosto de ...

Minha comida preferida...

Meu brinquedo predileto...

O lugar que mais gosto...

Minha casa é assim...

Assim é a minha escola...

Meus coleguinhas são...

O caminho de casa até a escola vejo...

O caminho de casa até a escola sinto cheiro de...

O caminho de casa até a escola ouço...

Assim é minha cidade...

O que eu vejo na minha rua...

Meu bairro...

O que mais gosto no meu Estado é...

Moro em um país tropical.
Moramos no Planeta terra.


3º ano 5º ano – Ilustração, produção e reescrita do texto

AUTOBIOGRAFIA

Ao escrever o texto, dê respostas completas às perguntas da entrevista abaixo:

PRIMEIRO PARÁGRAFO
Qual é o seu nome?
Quantos anos você tem?
Onde você mora?
Com quem você mora?

SEGUNDO PARÁGRAFO
O que você mais gosta de fazer?
Quando fica triste?
E alegre?
Quem são seus amigos?
O que fazem juntos?

TERCEIRO PARÁGRAFO
Você conversa com seus pais?
Sobre o que vocês conversam?
O que você mais admira neles?

QUARTO PARÁGRAFO
Quem é Deus para você?
Se pudesse, o que você mudaria no mundo?

Ilustre o seu trabalho.

FICHA DO ALUNO

Escreva o seu nome completo.
Você sabe o significado do seu nome? Qual é?
Você sabe o significado do seu sobrenome? Qual é?
Quem escolheu o seu nome?
Você tem algum apelido? Qual?
Por que você tem esse apelido?
Você prefere ser chamado pelo seu nome ou apelido?
Escreva o seu endereço completo:
Escreva o nome da cidade e estado em que nasceu.
Data de nascimento:
O que você mais gosta de fazer? Por quê?
Qual é o seu time preferido?
Você coleciona algum objeto? Qual?
Qual é o seu melhor amigo?
Tem bicho de estimação? Qual?

Ao escrever o texto dê respostas completas às perguntas da entrevista.
Ilustre o seu trabalho.

MINHA RUA
Trabalhar o texto: Se esta rua fosse minha...
Você já brincou dessa cantiga de roda?
A cantiga que você conhece é diferente dessa?
O que aparece nessa cantiga?
Como é a sua rua?
Você mandaria ladrilhar a sua rua? Por quê?
Qual é o nome da sua rua?
Por que a rua onde você mora recebeu esse nome?
Como é a sua rua, calma ou movimentada?
Como você coopera para a harmonia da rua e de seus moradores?
Quantas casas existem na sua rua?
Quais são os problemas comuns aos moradores de sua rua?
Como os seus vizinhos se organizam para resolverem os problemas comuns?
Faça uma lista das casas comerciais que há na sua rua.


MEU BAIRRO

Qual é o nome do seu bairro?
Por que o seu bairro tem esse nome?
Há quanto tempo sua família mora nesse bairro?
Quais são os nomes das ruas mais importantes do seu bairro?
Quais são as praças do seu bairro?
A escola fica no seu bairro? Fica perto ou longe de sua casa?
O que você pode fazer para melhorar o seu bairro?
Onde você mora tem associações de moradores?
O bairro ode você mora oferece boa qualidade de vida?
O que você considera essencial para o seu bairro?

MINHA ESCOLA

Faça uma entrevista com um profissional da escola e registre suas respostas.
Pergunte:
Qual é o seu nome?
Qual é a sua profissão?
Qual é o trabalho que executa?
Como é o local onde trabalha?
Quais os instrumentos que usam em seu trabalho?
Quanto tempo trabalha nessa escola?

EM GRUPO
Leia a sua entrevista para os seus colegas e ouça a deles.
Troque idéias obre o trabalho realizado pelos servidores.
Perceba as semelhanças e diferenças entre as atividades realizadas. Registre no caderno.
Qual é a profissão que você gostaria de ter quando for adulto. Por quê?
Desenhe a sua escola.


MINHA CIDADE

Trabalhando com uma palavra geradora: Porto Nacional.
A Professora pergunta:
O que faz lembrar esta palavra? Quais as palavras que podemos escrever a partir desta?
Esta palavra rima com o quê?


TOCANTINS
A Professora pergunta?
Através do estudo realizado nas aulas anteriores o que lembra o nosso Estado?
Registrar na lousa em seguida as crianças fazem um acróstico com a palavra TOCANTINS.



BRASIL

Trabalhar o Abecedário do Brasil com as crianças.


PLANETA TERRA

Trabalhar uma música relacionada com o meio ambiente.
Enfocando o tema PAZ. Em seguida forma pequenos grupos e pede-lhes que escrevam um texto sobre a paz.
Depois reúne todos os textos e forma um texto coletivo.
Copiar o texto no caderno e ilustre o trabalho.


Postado por Hosana de fátima rodrigues Correia