terça-feira, 28 de setembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO; ENSINANDO E APRENDO COM AS TICS

MEMORIAL REFLEXIVO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
O curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação Comunicação – TICS proporcionou-me um grande conhecimento pessoal e profissional quanto ao uso das mídias educacionais no contexto escolar.
Embora a tecnologia sendo um recurso, aprendi que a sua correta utilização pode transformar-se em um princípio pedagógico capaz de dinamizar a ação, a interatividade, a produtividade e o prazer do aluno frente ao processo de aquisição do conhecimento e podem ser inseridas no currículo escolar de forma a contribuir para o aprendizado dos alunos.
Nesse contexto, é importante ressaltar que foi importantíssimo o estudo das leituras obrigatórias de autores consagrados e contemplados no Guia do Cursista, as sugestões das Revistas educativas, pesquisas em sites, o que me possibilitou maior embasamento teórico, metodológico e prático para inovar as minhas estratégias de ensino e aprendizagem das escolas que acompanho.
Foi gratificante os momentos presenciais e a distância do curso, como: trocas de experiências, apresentações, circulação de saberes (fórum), debates, tira dúvidas pedagógicas, com os colegas e a formadora, obtendo assim melhor esclarecimentos e conhecimentos sobre as atividades propostas do módulo.
Não posso deixar de registrar que um dos recursos mais importante foi “o blog” – ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdos na rede e interagir com outros internautas. Na sala, servem para registrar os conhecimentos adquiridos, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
Além dos pontos já mencionados, a modalidade de ensino em que o curso é ofertado – EAD – Educação a Distância traz inúmeros benefícios, principalmente a formação de professores, e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esse curso Tem-se os comandos e as orientações do formador, mas a peça principal para um bom aproveitamento é o“ aluno” que tem que querer ir além, buscando meios para a interação entre os participantes ou pela exigência do Programa.
Confesso que uma da minhas dificuldades foi o fator “tempo” que não foi possível realizar as minhas atividades no período pré estabelecido pelo cronograma de atividades.
Contudo a interação com os colegas permitiu-me uma boa troca de experiências positiva com as TICs. Posso afirmar que a minha visão de prática pedagógica agora não é mais a mesma. As abordagens, debates, elaboração e execução de atividades deste curso fizeram-me ver a necessidade de repensar mais no fazer pedagógico. Pois ensinar e aprender são funções tanto do aluno quanto do professor. A partir desse princípio, quanto mais prazerosa for à troca realizada entre os dois, mais rápido e eficiente será o desenvolvimento do processo cognitivo do ser humano.

Porto Nacional, 27 de setembro de 2010.
Hosana de Fátima Rodrigues Correia